OS IMPACTOS DO MOMENTO ATUAL, SOB A VISÃO DE CADA GNI
O momento que estamos vivendo nos levou a uma grande pausa mundial, sem precedentes na história universal. Com alguma similaridade apenas com a crise causada pela gripe espanhola em 1917.
Não é à toa que a grande maioria das pessoas está ainda atônita a tamanha mudança nas nossas rotinas diárias.
Para você que já conhece um pouco a respeito das Inteligências Naturais humanas vamos apontar aqui como esta crise está impactando cada um dos GNIs – GRUPOS NATURAIS DE INTELIGÊNCIA:
Fazedor: Tem procurado ocupar-se com atividades de movimento, que já são o seu forte. Atenção especial a arrumações, organização de objetos e ambientes que antes não tinha tempo para realizar.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
-Quando isto tudo vai passar? – Preciso continuar a vida; a vida não pode parar. “As pessoas deveriam se tocar de fazer o certo!”
-Será que fulano de tal está passando bem?
-Não quero ficar muito tempo assim, preciso de liberdade para agir e resolver rápido meus problemas.
-A espera para mim é ruim...
Intimidador – Procura se entreter buscando informações sobre o momento, sobre dados que são relevantes sobre a doença e seu combate. Aproveita o tempo para mesmo sem poder ter contato pessoal, ligar para amigos e conhecidos e saber como estão seus negócios; como está a vida....
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Vamos ter dinheiro para bancar as contas?
- O que posso fazer de diferente para lutar e vencer esta crise?
- O que preciso fazer pelos outros?
- Quero saber o que e o porquê de tudo isso até certo ponto... pois a vida continua.
Continuador Ativo – Não quer ficar trancado em casa. Precisa resolver suas coisas na hora que elas acontecem. Fica pensando em como se prevenir. Mas logo pensa que não pode ser tão sério assim e sai.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Quero ver quem vai me trancar aqui em casa?
- Tenho feito uma pequena reserva, mas não vou dizer para ninguém que estou guardando esta graninha...
- Passar fome não vamos, vou aprender a cozinhar o básico. Se tudo der errado, vou viver de pão e água.Tenho meu ponto de vista!
- Pesquiso todos os dias como está a situação, sinto-me com receio, mas a vida não pode parar.
Futurista Ativo – Dependendo da Variação deste GNI, a pessoa pode alternar entre desconfiar de todas estas notícias e afirmar: Ah, não é isto tudo não. Até ficar cismado com as notícias e na dúvida tentar planejar o que pode fazer para se resguardar e a sua família.
Já pensa em todas as alternativas. Se acontecer tal coisa, como vou reagir. Fica pensando em todas as possibilidades que podem acontecer. E por conta disto a ansiedade aumenta. Pode perder o sono, ter dificuldades para dormir e acaba com as dúvidas pipocando na mente o tempo todo. Aparecem mais monoideias do que corriqueiramente.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Será que vou ter ainda trabalho? Será que vou continuar a ganhar o que ganho?
- Vou ouvir a opinião de outras pessoas, preciso formar minha própria opinião a respeito.
- Olha, acho que se esta pessoa está dizendo (alguém que ele considera hierarquicamente ou economicamente superior e de sucesso) é porque pode ser assim mesmo. Na dúvida vou seguir isto.
Neutro Racional – Dependendo da Variação deste GNI a pessoa pode estar gostando deste momento, apenas pelo fato que o isolamento até pode ser uma boa. Tenho mais tempo para curtir o que gosto de fazer; para poder estudar mais ou fazer o que gosto.
Mas as dúvidas acabam povoando a mente vez por outra, e aí pode bater alguma insegurança.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Se a coisa piorar mais o que eu vou fazer?
- Por que tem tanta gente reclamando? Ficar em casa não é tão ruim assim.
- Estou tentando analisar como posso melhorar o que já faço hoje no trabalho. Muitas coisas passam na minha cabeça, mas se não me perguntarem, fica só comigo estes pensamentos.
- Já pesquisei muita coisa sobre este tal vírus! Tanta coisa que você nem sabe quanto.
Distante – Já gostava de manter-se isolado e distante das pessoas. Então quase nada mudou na sua rotina.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Será que quando isto terminar as pessoas vão continuar a ser como antes? Que pena, estava gostando tanto de continuar assim.
Otimista – Sua essência precisa de alegria, de convívio, de estar com as pessoas, de brincar, de rir, festar, se alegrar. E não são momentos fáceis para quem pertence a este GNI. Mas usando sua base de inteligência Racional, pode usar o tempo para imaginar novas situações, negócios, soluções para problemas atuais. E quando se sentir entediado vai brincar com o pet; assistir algo; fazer um doce; comer algo, viajar em pensamento.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Quando vamos poder sair para confraternizar?
- Não acredito que tem tanta gente sentindo medo? Para quê? Não leva a nada esse pânico.
- Gente vamos reagir, o que podemos fazer de novo e diferente?
- Nada de tristeza, vamos em frente, vai passar já já.
Futurista Racional – É um GNI que já é muito dos pensamentos, de interiorizar ideias e projeções. Então é mais fácil sob este ponto de vista. Mas muito mais difícil sob o ângulo da ansiedade. Pois o querer saber o que vai acontecer amanhã é muito mais forte do que focar no momento atual.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Preciso sair na frente, o que vou fazer para me destacar?
- Tenho que achar urgentemente alternativas, o que vou fazer e como?
- Vou montar um plano, urgente para os próximos dias, semanas, meses e vou adaptando-o.
Neutro Emocional – Fica muito entre continuar a vida do jeito que sempre fez e prestar mais atenção ao que está acontecendo, tirando lições disto tudo.
O Pouco contato com lado ativo, faz com aproveite o tempo livre para atividades prazerosas para si mesmo. Mas depois acaba se culpando, por não ter aproveitado o tempo para realizar algo a mais. Isto acontece também quando é cobrado de que poderia ter feito antes.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Fica difícil para mim ficar longe das pessoas. Gosto de rir e estar entre amigos, esta situação está piorando tudo.
- Vou procurar ler alguma coisa. Tô lendo, mas agora acho que vou dar uma dormidinha e depois continuo. “Animais e crianças me consolam.”
Continuador Emocional – Fica com vontade o tempo todo de perguntar como os outros estão reagindo. Acaba “cortando” gorduras no seu orçamento, tentando mantê-lo equilibrado, para caso a crise apertar mais ainda.
Fica pensando com quem pode contar, caso precise de ajuda.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Que amigos posso contar caso algo aconteça comigo e com minha família?
- Será que vão me demitir no trabalho?
- Será que vou dar conta de pagar minhas contas?
- Melhor a gente apertar o cinto já?
- Preciso ligar para as pessoas que considero do meu grupo e ver como elas estão? Será que não estão precisando de nada?
Diferente – Fica perdido no meio de pensamentos. Na maioria das vezes pensamentos negativos que tenta combater afirmando para si mesmo que não há o que se preocupar tanto.
Se sente meio perdido em meio à imensidão de notícias e informações que circulam. Vai sentir um vazio interior ainda maior, pois terá mais dúvidas que as habituais. Vai precisa conversar com mais frequência para poder desabafar e ouvir amigos e pessoas que considera.
A critica construtiva vem, seja com pessoas ou mesmo com a política de uma maneira geral.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Estou sofrendo tanto com tudo isto, não tenho vontade para me arrumar direito...
- Estou me sentindo mais vulneravel ou desajeitado do que o normal, também, nem posso sair para ir ao cabelereiro, não tenho ânimo para passar um creme, fazer a barba.
- Está tudo tão triste, será que só eu sinto isto?
- Por que será que o mundo tem que passar por isto, estamos sendo castigados?
- Vou comer algo bom e especial, quem sabe passa um pouco isto.
Disponível – Fica com uma estranha sensação que tudo isto não vai passar mais nunca. Tem dificuldades para ficar longe das pessoas, especialmente não poder ter contato físico: dar a mão, beijar, sentir o que o outro está passando.
Dependendo da variação a qual pertença, a pessoa pode oscilar entre ter medo do que virá até tentar aproveitar para poder curtir mais o tempo livre para fazer o que gosta.
Principais receios/Se pergunta com frequência:
- Não, não faça isso. Cuidado, você pode se contaminar.
- Olha, melhor a gente não arriscar, vamos fazer, mas com cautela.
- Mãe, e se as coisas não voltarem mais o normal, o que será da gente?
- Quando tudo voltar ao normal vamos festejar.
- Queria tanto ter disciplina para não engordar. Preciso caminhar, fazer exercícios, mas cadê a vontade? Dura poucos dias...
Ainda não sabe a qual GNI você faz parte?
Saiba mais em nosso site: www.inathuead.com.br - cursos com até 75% de desconto até o dia 31/07/2020.