Posts Em Destaque

A TRAJETÓRIA DA DESCOBERTA INATHU


Em 1999, exatamente há 22 anos atrás, José Fernando M. Araújo, cientista do comportamento humano, iniciava a caminhada de auxiliar as pessoas na busca pelo seu verdadeiro potencial natural.


Sua experiência inicia no Recife, passando por vários estados brasileiros, vindo a morar também por bom tempo em Brasília e São Paulo.


Mas sua história com o INATHU, começa junto com sua trajetória em Santa Catarina, onde veio para morar com sua esposa, Eunice Cipriani. Em Santa Catarina, logo nasceu a filha deles e mudaram-se para Blumenau, a fim de trabalhar.

Aqui na cidade de Blumenau, José Fernando exerceu atividades como locutor de rádio e conheceu muitas pessoas. Vinha de uma sólida carreira como Diretor de Vendas de grandes grupos no Nordeste, mas aqui resolveu começar na área de treinamentos, especificamente na área de comportamento humano, já que sempre sentiu forte aptidão para esse tipo de trabalho.


Muitos desafios neste início, muita luta, muitos estudos, muitos “nãos” pelo caminho.


Mas a vontade firme e persistente de lutar pelo que acreditava o fez chegar a uma instituição de treinamentos que, na época utilizava a ferramenta Eneagrama, como base para ajudar pessoas. Durante o tempo que ali esteve com os donos daquela empresa, percebeu que podia ir mais além daquela ferramenta de autoconhecimento, passando a buscar livros, estudos e fazer suas próprias pesquisas. Com base nestas pesquisas realizadas em empresas e por pessoas que frequentaram seus primeiros cursos, pôde comprovar que muitos comportamentos se repetiam, ou seja, muitos tinham formas muitos semelhantes de agir, pensar e sentir.


E foi aí que começou a colocar para fora as informações obtidas com as pessoas, com os estudos, mas especialmente na observação do comportamento humano.


Foi aprimorando as pesquisas através de aulas práticas e criou seu próprio curso, que no início, intitulava-se de MPE- Marketing Pessoal Eneagramático. Neste curso o participante percebia a existência de personalidades naturais que definem nossas características pessoais e podia ter o reconhecimento das próprias habilidades e inabilidades, bem como de outros indivíduos.

Esse mesmo conteúdo ele começou a ministrar em empresas e instituições da região do Vale do Itajaí, houve também algumas viagens para o Rio Grande do Sul e Paraná.


Em 2006 fez sua primeira viagem internacional, com pouco dinheiro, mas na bagagem a imensa vontade de comprovar se, em outras línguas, culturas e países, o que havia descoberto e compilado da natureza, realmente acontecia com pessoas de outros países. Viajou para várias cidades da Suíça e da Alemanha e voltou ainda com mais certeza do que estava fazendo e aplicando.


O MOTIVO PELA QUAL RESOLVEU COMPILAR A FERRAMENTA

Nas pesquisas e leituras de vários autores sobre o assunto, percebia que, na maioria dos casos, engessava-se o ser humano como se este fosse “um número”, “uma tipificação”, “padrão”, e que a maioria dos autores se utilizava como exemplo, achando que todas as outras pessoas também eram do seu jeito, ou seja, pensavam, sentiam e agiam conforme pensava. E isto incomodava o pesquisador e empreendedor José Fernando, que não queria fechar conceitos e acreditar que a vastidão do ser humano resumia-se a apenas conceitos.

Utilizou-se do estudo de várias ferramentas, dentre eles alguns autores e estudiosos renomados internacionalmente, a qual cita tem todas as suas obras e material como apostilas: Carl Gustav Jung; George Ivanochvicht Gurdjeeff, Howard Gardner (Inteligências Múltiplas), o neurocientista americano Dr.Paul Mac Lean (A Teoria do Cérebro Trino), dentre outros tantos.


A SOLUÇÃO: FERRAMENTA INATHU (INTELIGÊNCIAS NATURAIS HUMANAS)


INTELIGÊNCIAS NATURAIS HUMANAS é também a designação da ferramenta criada para ajudar as pessoas a se autoconhecerem melhor e a aceitarem suas habilidades e inabilidades.

A ferramenta INATHU é uma descoberta natural, pois está contida em cada um de nós. Traz os núcleos de inteligência que fazem tudo isto acontecer através de nossos caminhos cognitivos e, apresenta, por conseguinte a descoberta de 12 GNIs - Grupos Naturais de Inteligência - encontrados na natureza humana.

Todos somos imbuídos de 3 (três) destes núcleos: ATIVO – RACIONAL – EMOCIONAL. Para indivíduos cujo GNI encontra-se no núcleo ativo, o fazer está acima de tudo. Antes de pensar ou planejar, quer executar e normalmente na hora. Já quem se apresenta no núcleo racional, naturalmente age com raciocínio lógico, ponderação, capacidade de análise e como inabilidade traz demora nas ações, empurra com a barriga as decisões. Pessoas inseridas no filtro Emocional vivem uma vida de proximidade para com os outros, onde o ponto forte é a empatia e forma altruísta de ajudar, porém nas inabilidades traz mágoas, não praticidade, dentre outras características.


Esse conhecimento descoberto e compilado, não só apresenta grandes resultados para as pessoas, em suas vidas pessoais, mas, ao longo de tantos anos de trabalho, cada vez é mais útil e necessária, também no âmbito profissional das pessoas, seja em suas carreiras, seja na Gestão de Pessoas pelas empresas e Instituições.


De forma prática, observamos a aplicação da ferramenta INATHU, da seguinte forma:


PARA AS PESSOAS: o abrir de olhos para uma nova realidade natural que encontram em si mesmas: conhecer suas habilidades e inabilidades naturais para entender que no comportamento humano não existe certo ou errado, são apenas características que nos diferenciam dos demais e ao mesmo tempo nos aproximam, quando pertencemos a um mesmo GNI - Grupo Natural de Comportamento. No entanto, a cultura em que vivemos e onde vivemos faz toda diferença em nosso comportamento.


PARA EMPRESAS: Por muitas empresas a ferramenta INATHU tem passado como forma de demonstrar para a área de RH e os gestores da empresa, que todos temos potenciais naturais e que nossas inabilidades nos fazem bons para determinadas atividades e incompetentes para outras nas quais não temos habilidades naturais. Os serviços realizados in company são utilizados como forma de estratégia, para melhorar a administração e seleção de pessoas.


PARA INSTITUIÇÕES, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO/SAÚDE: A missão do INATHU como instrumento de levar esta ferramenta a muitas pessoas, busca cumprir com o papel de responsabilidade social no sentido de levar sem custos este conhecimento a alunos, pais, educadores, para que possam ter acesso ao conhecimento de que sua personalidade faz total diferença na forma como cada um vê e reage no mundo.

Nestes mais de 22 anos, este trabalho foi levado para escolas de muitos estados do Brasil. Especialmente na região do Vale do Itajaí, já atingimos Secretarias de Educação e Saúde de cidades como: Blumenau, Brusque, Timbó, Jaraguá do Sul, Itajaí, dentre outras.

Na Europa esteve presente com sua ferramenta em várias universidades, dentre elas a RWTH-Aachen Universitat, na cidade de Aachen ao Norte da Alemanha, falando para doutores da Academia Internacional de Ciência e Excelência em negócios. Em Portugal e na Espanha ministrando treinamentos; e esteve também no 1º Hospital Psiquiátrico sem uso de medicamentos, na Noruega (Hospital Psiquiátrico de Åsgård), da qual foi convidado.


Podemos concluir que “ONDE HÁ PESSOAS, é possível aplicar a descoberta INATHU”!

Essa é a nossa especialidade.


Venha se conhecer e descobrir o seu potencial natural!


www.inathu.com.br

WhatsApp: (47) 99964-0436/99983-1436