Posts Em Destaque

Execução (dica para 2021)

Hoje o tema é EXECUÇÃO:


Se você pretende assumir o controle de sua vida e começar a fazer a diferença, deve reconhecer suas fraquezas e forças, os motivos para a atual desorganização e quais atitudes deve tomar para mudar uma situação.

Muitas vezes não fazemos ou tomamos iniciativa porque estamos amarrados ao comodismo, a dependência de outras pessoas e até a falta de vontade de fazer.

Pense sobre como tem sido sua vida neste sentido. O que de fato você tem executado. Pense um pouco sobre isto, de que maneira você se comporta?

  • Existe uma falta geral de direcionamento para meu trabalho!?

  • Tenho dificuldade em extrair prioridades dentre minhas tarefas e assuntos!

  • Meus dias parecem passar sem realizar muita coisa!

  • Não planejo meu tempo adequadamente e, portanto, não consigo executar o que deveria.

  • Prazos parecem me assustar!

  • Tenho tendência a adiar tarefas de que não gosto!

  • Existem pilhas de papéis em minha mesa ou escritório, as prateleiras estão cheias.

  • Finalizo meu dia com mais itens em minha lista “a fazer” do que quando comecei!


Veja porque isto acontece:


Pessoas da base de inteligência ativa já nasceram executores por natureza. Sua força por fazer é tão grande que podem até acabar “cansando” as pessoas que estão ao seu redor. É tanto querer e tanto fazer que não param nem mesmo para um descanso.


Já as pessoas da base racional são mais comedidas quanto a ação. Seu foco é pensar, refletir, planejar e a ação vem lá num outro momento.


Já os que pertence a base emocional, podem ter dois pólos distantes. Um voltado também para fazer, mas não mais importante do que o sentir. Primeiro sente, depois executa. Mas também vive numa espécie de “ansiedade por fazer e resolver.” Mas há outros GNIs emocionais que têm mais dificuldade de executar, que esperam mais e que deixam para depois.


O fazer em si é algo muito importante, é a mola que nos move a construir, a melhorar. Mas o excesso pode ser prejudicial na forma de uma precipitação, de uma ansiedade exagerada pelo futuro ou por terminar o que começou.


Execução/Ação para 2021: Não tente ser um velocista em termo de execução, se você não for da base ativa, vai cansar muito fácil. Mas você precisa sim, executar, fazer acontecer, mesmo que seja devagar e aos poucos. Não espere, comece, dê o primeiro passo na sua lista de coisas a fazer. Mas cuidado com a troca de prioridades. Será que o que está na sua lista de prioridades é realmente necessário e urgente?

- IMPORTANTE deve significar importante para a realização dos seus objetivos principais.



"É comprida a estrada que vai desde a intenção até a execução." (Jean Moliére)


Então, vamos lá!

Mãos à obra!