Posts Em Destaque

GERÊNCIA PARTICIPATIVA: COMO OTIMIZAR OS TALENTOS DA EQUIPE.

Ser líder de equipe não é uma atividade nada fácil, se olharmos do ponto de vista que o profissional que ocupa esta posição, precisa estar sempre bem qualificado em termos técnicos e principalmente, como gestor de pessoas.


Geralmente, a parte técnica costuma estar pautada no próprio esforço pessoal do indivíduo em buscar cursos, treinamentos e formação na sua área de atuação. Já, a gestão de pessoas, é algo bem mais complexo, por se tratar de conhecer e saber lidar com os diversos tipos de pessoas. E pessoas, não são como processos ou máquinas, onde podemos achar métodos e seguir um padrão.

Então, gerir uma equipe do ponto de vista comportamental é um grande desafio. Deixar as pessoas participarem desta gestão é ainda mais complexo.


Muitas vezes o líder, ou por falta de experiência, ou por não ter se antenado ainda, da importância de fazer gestão de pessoas, acaba deixando as pessoas da equipe no “vácuo”, sem treinamento, sem orientação e principalmente sem feedbacks.

E como então otimizar os talentos da sua equipe, com tamanho desafio?


Vamos citar alguns passos importantes:


Primeiro passo, e talvez o mais importante: conhecer sobre pessoas e também a si mesmo. Saber identificar as diferenças nos comportamentos, nas formas de agir, sentir e pensar de cada um.


Segundo passo: saber como as pessoas funcionam. Sim, pois cada um tem um jeito natural de agir. Alguns mais racionais, outros mais emocionais, outros ativos.

Terceiro passo: saber ouvir além das palavras, observando o que ocorre em sua equipe e gerar participação.


Quarto passo: valorizar as pessoas do jeito que elas são. Sabendo elogiar, dar feedback, treinar/capacitar, e estar ao lado, como um verdadeiro suporte aos talentos da equipe.


Nos próximos textos aqui do Blog


vamos falar mais sobre estes 4 passos citados acima, dando exemplo práticos.


Fique conosco!



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square