Posts Em Destaque

Mitos e verdades sobre vocação e carreira.


Quando o assunto é desenvolvimento profissional, ainda há muitos mitos a serem desvendados. Em meio a tantos paradigmas e interesses, acaba ficando ainda mais difícil se encontrar, principalmente para quem ainda não conhece a sua essência natural.


Por isso, vamos elencar algumas situações que ocorrem no dia a dia, e esclarecer os mitos ainda existentes:

· Eu tenho que seguir a profissão dos meus pais, pois está no DNA da nossa família!

Mito ou verdade? Mito

A tradição da família é sim algo importante em nossos valores e não deve ser desprezada. Mas cada um tem seu próprio jeito natural de ser. O que é bom para um, pode ser muito inadequado para outra pessoa. Pessoas que se identificam com determinada atividade são muito mais satisfeitas e felizes com o que fazem. Já ao contrário, as pessoas que seguem algo que não tem habilidade para fazer, sentem-se cansadas, desanimadas e com falta de foco.

Dica: A sua família é muito importante em todos os sentidos. Ter diálogo franco, argumentado, nesses momentos de escolha, é a melhor forma de resolver a questão. Sua família vai apoiá-lo no exato momento em que passar a acreditar em você. Portanto, você precisa demonstrar fortemente porque está inclinado a determina escolha.

· Mesmo que eu não me identifique com alguma atividade/carreira, se eu me esforçar posso ser tão bom como outra pessoa que faz muito bem esta atividade!

Mito ou verdade? Mito

O esforço é algo verdadeiramente necessário, é a mola mestra para nos desenvolvermos em termos de conquistas e êxitos. Mas, ter esforço em alguma atividade que não tenha a ver conosco é como tentar ser o primeiro numa corrida de velocidade, e sentir que está sempre pra trás, cansado, a ponto de desistir e abandonar a prova. Cedo ou tarde a frustração aparece.

Dica: Você tem que conhecer as suas verdadeiras habilidades. É ali que reside toda sua força para o trabalho, para fazer as coisas bem feitas, realizando as tarefas com sensação de prazer e não de “castigo”.

· Quando eu faço algo que me identifico sinto prazer e sensação de que nasci para fazer aquilo.

Mito ou verdade? Verdade

Uma pessoa que se sente realizada ao executar determinada tarefa ou atividade muito provavelmente está no lugar certo. Esta escolha pode ter acontecido naturalmente, quando a vida lhe levou para determinada área. Mas se isto não acontecer com você? Se você ainda tem a sensação de não ter se achado em nada?

Dica: Conheça suas habilidades, sua vocação natural. Isto te levará a se entender melhor, saber o que você é capaz de fazer. Depois partir para ação, se esforçar, trabalhar duro em relação aos seus objetivos e curtir os resultados. Nós do INATHU temos os Programas de Desenvolvimento Natural que vão propiciar este conhecimento de si mesmo.


· Competências técnicas adquirimos com treinamentos, leitura e com a busca de conhecimento.

Mito ou verdade? Verdade

Competências técnicas você adquire com treinamento sim. Você vai desenvolver técnicas e adquirir conhecimentos para executar melhor o seu serviço/atividade. Já as competências comportamentais já nasceram com você, são inatas. O que vai acontecer é que, ao se despertar para ela, você terá resultados usando todo seu potencial natural e isto fará grande diferença na sua carreira e vida.

· É possível a todas as pessoas desenvolver as competências requeridas pelas empresas.

Mito ou verdade? Mito

Nossa natureza não é igual. Portanto nossas habilidades e aptidões também não são. Ser bom em todas as competências é humanamente impossível. Sempre nos destacaremos em algumas habilidades que são nossas características naturais. Isto acontece conforme o GNI – Grupo Natural de Inteligência ao qual estamos inseridos. Por isto algumas pessoas se parecem tanto com nosso jeito de ser e outras são justamente opostas. As Bases Naturais de Inteligência – BNIs - explicam estas diferenças fundamentais em nosso jeito de ser, sentir e agir.


· Muitos se esforçam para conquistar um cargo de gerência ou executivo, como meta maior para sua vida profissional. Conquistar um cargo de liderança é bom para todas as pessoas?

Mito ou verdade? Mito

Pessoas de alguns GNIs têm a liderança como característica marcante e o fazem com muita maestria. Já para pessoas de outros GNIs esse não é o lado mais forte. Alguns tendem mais a ir para carreiras técnicas onde possam desenvolver suas características de observação, análise, ponderação e raciocínio lógico.

Embora todos nós tenhamos os campos ATIVO, RACIONAL E EMOCIONAL, um destes campos é o que nos diferencia. E é nele que residem nossas principais habilidades.

Sobre liderança, para algumas pessoas o mais importante é a paz interior, estar longe de conflitos e poder ajudar do que, necessariamente, ser o ‘comandante”. Assim, é um mito achar que todas as pessoas desejam cargos de líderes.

Mas não é errado de forma alguma que você pense ou se veja como líder para ter sucesso na carreira. Você deve pertencer a um GNI ao qual isso realmente é importante.


Quer saber mais?

Acesse nossas redes sociais e nosso site, você ficará surpreso ao se descobrir de verdade.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

INATHU - R. Pastor Faulhaber, 41

Bairro Velha, Blumenau/SC - CEP: 89036-166