Posts Em Destaque

O SABER DIZER NÃO!

Você já parou para pensar em quantos “nãos” você diz ao longo de um dia?


Parece brincadeira isto, mas a sua capacidade de dizer “não” está ligada diretamente ao seu jeito natural de ser, à sua personalidade. Para algumas pessoas, poucas aliás, é muito fácil dizer um “não”, para outros é muito difícil, tanto que ficam muito frustrados com isso.


Vamos citar abaixo alguns exemplos de GNIs – Grupos Naturais de Inteligência que têm dificuldade de dizer não.


NEUTRO RACIONAL – São pessoas muito observadoras e sensatas. E, como utilizam muito a lógica para tomarem as suas decisões, deveria ser fácil dizer “não” para aquilo que não querem fazer. Mas ao contrário, é bastante difícil, pois ficam com receio do conflito de dizer o tal “não”. Sim, porque uma das suas maiores motivações na vida é viver em paz e na tranquilidade, sem se envolver em conflitos de qualquer ordem. Se, por exemplo, alguém pede dinheiro emprestado, de cara vem na mente o “não”, mas na hora de verbalizar, acabam dizendo sim. Muitas vezes já sabendo que podem até perder o dinheiro emprestado, pois não vão querer cobrar.

Obs.: Claro, que dependendo da criação e da quantidade de negativas que a pessoa já deu, pode ter se condicionado a dizer “não” para aquilo que não deseja fazer, sinal de amadurecimento e de vencer muitas barreiras.


DISPONÍVEL – São pessoas prestativas que têm um forte apreço por ajudar. Estão sempre disponíveis para ajudar e resolver o problema dos outros. No entanto, seu condicionamento natural e inconsciente é não querer dizer não. Isto mesmo, é não querer! Porque na sua visão dizer o “não” pode levar as pessoas a não aceitarem ele, ou a acharem que não são mais "bonzinhos".


FUTURISTA ATIVO – Focados nos resultados, nas metas a serem atingidas e em serem admirados, acabam aceitando aquilo que não gostariam ou não poderiam. E tudo, por conta do receio de arranhar “sua imagem”. Exemplificando: acabam aceitando ir num compromisso social, quando teriam outra coisa para fazer. E chegando lá, acabam fazendo carinha de felicidade, mas no fundo a mente cobra o tempo todo que não deveria estar ali.


Enfim, pessoas de outros GNIs também têm este “probleminha” em dizer “não”, como o NEUTRO EMOCIONAL e o FUTURISTA RACIONAL. E os GNIs CONTINUADOR EMOCIONAL e CONTINUADOR ATIVO vão ter dificuldade apenas com os estranhos, com as pessoas do seu círculo de amizade e afinidade vão dizer “não” mais facilmente.

Já alguns GNIs, como o DIFERENTE, o DISTANTE, o FAZEDOR, o INTIMIDADOR e o OTIMISTA vão ter muita facilidade de dizer “não” para aquilo que não querem fazer.


Então, ao tentar da próxima vez dizer “não” e não conseguir, tente pensar no porquê você não consegue. Pode ser sim, por conta do seu condicionamento natural, o que não é nenhum problema. Faz parte da sua natureza de ser.

Mas, o que não podemos deixar acontecer é que esta questão vire uma “prisão” para nós mesmos. Onde não conseguimos sair. Afinal de contas, dizer “não” é algo lógico e necessário. O que temos sempre que levar em conta é o bom senso, para saber quando devemos dizer “não”.


Quer se conhecer melhor, e promover seu desenvolvimento pessoal e profissional neste sentido de dizer “não” e para muito mais na sua vida?



Procure o INATHU, aqui vamos te ajudar a se entender melhor!!