Posts Em Destaque

RELACIONAMENTO A DOIS E AS INTELIGÊNCIAS NATURAIS HUMANAS.


Você já parou para pensar o quão o seu parceiro (a) pode ser parecido, ou tão diferente de você em termos de comportamento?


Sim, muitas vezes nos apaixonamos e vivemos com pessoas que são muito diferentes do nosso jeito de ser. E nem por isto vamos ter relacionamentos tristes ou imperfeitos. Pelo contrário, aquela máxima de que “os opostos se atraem” e “os diferentes se complementam”, pode fazer sentido, sim.

E, por conta disto, casais vivem juntos por muito tempo, mesmo com tantas diferenças entre si.


Trazendo esta questão à luz das INTELIGÊNCIAS NATURAIS HUMANAS, podemos apontar algumas diferenças.


Vamos ver abaixo, como se comporta o parceiro (a) que pertence a cada uma das Bases Naturais de Inteligência - as BNIs :


No aspecto manifestar o que sente por você:


BNI ATIVA (Ventral): Vai ser prático, objetivo, proativo, mas um tanto disperso. Quando está com suas tarefas em dia, vai ser carinhoso e relaxar um pouco ao seu lado. Sim, um pouco, pois sempre terá o que fazer seja em casa, no descanso ou nas férias.


BNI RACIONAL (Mental): Dificilmente vai falar o que sente. Tem bastante dificuldade de dizer “Eu Te Amo”.

Não porque não gosta da pessoa e sim, porque pela sua lógica não precisa repetir isto o tempo todo. Para ele parece óbvio que se está com você, é porque gosta de você e te ama.


BNI EMOCIONAL (Límbica): Por estar no filtro/campo emocional o parceiro nesta base de inteligência, vai ter mais tendência a falar constantemente o que sente pelo outro; manifestar através de gestos, ações e até surpresas ou presentes. São mais românticos por natureza.


No aspecto observar como o outro está se sentindo:


BNI ATIVA (Ventral): Vai perceber que algo não está bem. Mas como está sempre correndo e fazendo alguma coisa, vai perguntar o que está ocorrendo para o parceiro e tentar ajudá-lo a pensar na solução prática e rápida.


BNI RACIONAL (Mental): Tem alguns Grupos Naturais de Inteligência, inseridos nesta base racional, que são bem observadores e vão perceber que há algo errado com o parceiro. Já outros, da mesma base, podem passar o dia inteiro com a pessoa e nem ao mesmo perceber qualquer mudança de atitude ou humor do outro.


BNI EMOCIONAL (Límbica): Já, as pessoas da base emocional, tendem a sentir imediatamente como o parceiro está, pelo jeito que chegou em casa, pelo sorriso, pelo olhar, pelas palavras, etc.


Então, quando você estiver ao ponto de ficar chateado ou discutir com seu parceiro, sobre algo que considera que ele tenha feito ou deixado de fazer, pense nas características naturais do comportamento dele e nas suas próprias características. Muitas vezes, o que é importante para um de vocês, pode ser para o outro, algo sem importância alguma.


Cada um de nós, tem um condicionamento automático, o que faz com que agimos inconscientemente, sem segundas intenções, apenas por ser o nosso jeito natural de ser, pensar, sentir e agir.


Os conflitos nascem das diferenças de comportamento que são incompreendidas. Muitas vezes essas diferenças não são explícitas. Através do conhecimento de si mesmo e do outro, muitos dos conflitos se desfazem, simplesmente porque as pessoas passam a entender o como o outro “funciona”.


Quer saber mais sobre estas diferenças e ter um relacionamento com mais harmonia?

Faça o PDN – Programa de Desenvolvimento Natural do INATHU.


Vai fazer toda diferença você se conhecer e conhecer melhor como “funciona” seu parceiro.