top of page
Posts Em Destaque

Liderança e o respeito às diferenças individuais.


Hoje queremos trazer um assunto sobre o qual você já ouviu falar, com certeza, milhares de vezes: LIDERANÇA.

Este tema causa tanta controvérsia que algumas pessoas simplesmente têm aversão a ele.

Mas nós, aqui do Instituto de Evolução Humana, podemos te mostrar algumas coisas que autores e livros sobre gestão e liderança não falam....

Você sabia que nem todas as pessoas almejam serem líderes? (E ao contrário, algumas querem mesmo ficar na carreira técnica ou de especialista a vida inteira?) E não é por falta de ambição ou querer crescer, é porque sua personalidade não dá tanta importância para o cargo, o poder, o status que a liderança pode trazer.

Ficou curioso? Imagino que sim.

Vamos te explicar como isto acontece.

Todos nós temos habilidades inatas, naturais com as quais já nascemos.

Você levará para seu estilo de liderança as suas habilidades INATAS conforme o seu GNI – Grupo Natural de Inteligência. E os liderados também se comportam conforme as próprias habilidades INATAS.

Eis aí porque é tão difícil exercer a liderança e obter bons resultados com ela, se você não conhecer bem as pessoas.

Você pode assumir um cargo de liderança e ter acesso através de treinamentos, aos conceitos e ideias sobre liderança como: dar feedback, saber se comunicar, saber ouvir, aprender a delegar, aprender a planejar.

Enfim são muitas exigências para você se tornar um verdadeiro líder.

Mas no geral, as empresas, querem que todos nós tenhamos as mesmas competências, as mesmas habilidades. E utilizam métricas diferenciadas para medir como você está em relação a estas competências. O ideal é você ser 10 em tudo. Mas você acha mesmo isto possível?

Claro que não.

Pois somos diferentes na forma de pensar, sentir e agir e, portanto, nos diferenciamos em nossas habilidades, competências e atitudes.

Quando o líder conhece suas verdadeiras habilidades e sabe seus pontos fortes, que aqui no INATHU chamamos de habilidades naturais, ele sabe no que é bom, aquilo que sabe fazer de melhor.

Tomemos por base um liderado que pertença ao GNI – Grupo Natural de Inteligência, intitulado como Neutro Racional. Vai ser um funcionário extremamente observador; que sabe só pelo jeito do líder ou dos colegas chegarem no trabalho se vai ser ou não, um bom dia. Percebe o que de verdade está acontecendo com as atividades da equipe, mas prefere falar somente quando questionado, pois, tem receio de entrar em conflito. Sua natureza é conciliatória e da harmonia. Não se intromete onde não é chamado.

Quando não é pressionado, entrega o trabalho bem antes do prazo e com resultados inesperados. Surpreende positivamente.

Mas alguns líderes não conseguem ver seu potencial pois ele não se vende, como algumas pessoas que o tempo todo estão mostrando para que vieram, o que fizeram e buscando feedback.

E aí empresas e líderes podem perder grandes profissionais por fazerem uma falsa ideia de um funcionário.

Independentemente do tipo de trabalho executado, o líder precisa se conhecer bem e conhecer as pessoas, respeitando as diferenças individuais da equipe, para aproveitar ao máximo o potencial de seus liderados, liberando neles toda sua criatividade, autoestima e foco no resultado da empresa.

  • Você está cansado de ler sobre liderança; fazer cursos sobre técnicas, mas no fundo dão pouco resultado prático para sua carreira?

  • Quer saber mais sobre como ser um bom líder e entender de pessoas?

Venha para o INATHU.

Aqui você encontra a sua verdadeira natureza, das pessoas e formas de aplicar esse conhecimento em seu dia a dia.

Treinamentos on-line: www.inathuead.com.br

Equipe INATHU - Instituto de Evolução Humana.

*Escrito por Sandra Iten

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page