Posts Em Destaque

COMO LIDAMOS COM O MEIO AMBIENTE?


Nesta semana onde comemoramos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, vamos falar sobre como alguns dos GNIs - Grupos Naturais de Inteligência, lidam com o meio ambiente em si.


Você já parou para pensar como você mesmo lida com a natureza, os animais e a vida ao seu redor?

Falar sobre o meio ambiente é algo que ouvimos desde muito cedo. Mas, muitas vezes, o assunto está mais em nossa fala do que em nossas ações. Felizmente as gerações atuais parecem nascer com uma consciência muito maior a respeito deste assunto e de fato, fazem acontecer um movimento voltado para a preservação e a sustentabilidade do Planeta. Isso é ótimo, pois acabam também influenciando as pessoas mais velhas, que não tiveram o mesmo contato com o assunto.

Ligando este tema com as Inteligências Naturais Humanas, vamos falar sobre como alguns GNIs se comportam em relação a este tema.

Você sabia que temos alguns GNIS que tem uma propensão maior a consciência em relação à natureza? (Não desmerecendo os demais GNIs, até porque esta consciência pode vir e vem, da nossa educação, dos valores que aprendemos com nossa família e na escola e, acima de tudo, do respeito que temos como seres vivos moradores do planeta Terra).


Vamos falar aqui de dois GNIS:


GNI NEUTRO EMOCIONAL: São pessoas antenadas com a natureza de maneira geral. Adoram verde, estar junto à natureza, ouvir o som dos pássaros, pisar na grama, comer alimentos mais naturais e orgânicos. E quem está neste GNI, tem muitas habilidades naturais para trabalhar com atividades ligadas à Biologia, Ecologia, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e cuidar de animais.


GNI NEUTRO RACIONAL: As pessoas que pertencem a este grupo, estão também muito ligadas à natureza em si. São pessoas muito observadoras e metódicas e que analisam todos os pontos da vida ao seu redor. Reutilizam com mais frequência que outros GNIS, as embalagens dos produtos; fazem separação do lixo reciclável; fazem compostagem/adubação com restos orgânicos em suas hortas e pensam em processos e produtos mais sustentáveis. Possuem também, um papel muito importante no ativismo, focados em lutar por causas importantes voltadas a preservação de florestas; conservação de habitats naturais dos animais; uso racional da água e energia elétrica, consumo consciente e muitos outros.

É claro que citamos aqui apenas dois GNIs que são muito ligados com a natureza. Mas qualquer um de nós, pertencente a outro GNI também o podemos ser. Como falamos, vai muito dos nossos valores e educação que recebemos e do que buscamos em nossas vidas.

Então, nesta semana onde o mundo se volta para a natureza e a conservação ambiental, que possamos refletir sobre nossa missão/obrigação de contribuir para promover a sustentabilidade e a vida no planeta Terra

Atitudes simples podem levar à um mundo cada vez melhor! Cada um fazendo a sua parte, com consciência e ação.