Posts Em Destaque

AS CHAVES PARA SEU SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL


Vamos abordar aqui alguns dos fatores mais importantes para nosso sucesso pessoal e profissional.


“Tanto na vida quanto no trabalho, o relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros, quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade), são cordiais e têm um sentido de ética.


Vamos falar sobre estes 6 fatores:

  • Ética

  • Autoconhecimento

  • Empatia

  • Respeito as diferenças individuais

  • Compartilhar objetivos

  • Fugir dos preconceitos


ÉTICA

Parece tão difícil falar ou viver sob o ponto de vista da ética. Mas na verdade é fácil para quem a utiliza de maneira automática no seu dia-a-dia. Aqui cabe o grande princípio que a humanidade ouve desde os primórdios da civilização: “Não fazer aos outros, o que não queres que te façam!”

A ética pontua o conjunto de valores e princípios que determinam nossa conduta social, onde quer que estejamos. Seja quanto a honestidade, a verdade, a moral, a enxergar que todos fazemos parte de um todo.

O quanto estamos sendo justos, honestos e transparentes no jeito de agir?


AUTOCONHECIMENTO

Este é um dos fatores mais importantes para nosso sucesso na vida, e para nosso desenvolvimento como ser humano. Não há quem cresça se não aprender a se olhar, a se perceber e entender como funcionamos. O Autoconhecimento nos leva a uma vida mais equilibrada e com mais harmonia. É um caminho longo e constante, mas necessário ser trilhado o quanto antes.


RESPEITO ÀS DIFERENÇAS INVIVIDUAIS

Eu posso até estar me desenvolvimento através do autoconhecimento, mas se eu não tiver um olhar para os que me rodeiam, posso acabar sendo um indivíduo egoísta, focado somente em querer agradar a mim mesmo e deixar de perceber que as pessoas ao meu redor são importantes na minha caminhada e que elas também estão em suas buscas interiores. Cada qual com suas habilidades, suas dificuldades, seus sentimentos, seus desafios.

Então respeitar o outro também é um fator primordial para viver melhor e ter mais resultados na vida.


EMPATIA

Sabemos pela ferramenta INATHU que nem todos os GNIS – Grupos Naturais de Inteligência - têm os mesmos níveis de empatia. Mas todos temos a capacidade de nos colocar no lugar do outro. A empatia nos ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões.


RESPEITO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Se você quiser aprender algo sobre respeito às diferenças individuais, aprenda com as crianças. Elas nascem puras, livres de preconceitos e julgamentos. Não há nada mais bonito que respeitar o outro da forma com que ele é.

Rotular pode ser eficiente quando se quer arrumar uma desculpa observando os outros, ou mesmo para encurtar caminhos para chegar ao real potencial de uma pessoa.

Os que rotulam geralmente não praticam, ou não chegaram a entender uma máxima bíblica, considerada do bem “fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.”


COMPARTILHAR OBJETIVOS

Saber compartilhar não é algo tão fácil para alguns de nós. Principalmente quando nosso jeito de ser preza mais por trabalhar sozinhos ou ficar na individualidade.

Mas é algo necessário, para podermos crescer. Um exemplo é nosso próprio lar, como estamos compartilhando este espaço com as pessoas que moramos, como estamos nos interessando verdadeiramente pelos objetivos delas?


E no trabalho, compartilhamos objetivos e informações?


Impera ainda, infelizmente nas empresas, a máxima de que as pessoas não devem saber das informações. De que quem precisa saber é o chefe. Se você está trabalhando verdadeiramente em equipe, como não compartilhar informações para que todos ajudem a atingir os objetivos?

Saiba o que compartilhar, mas compartilhe...


O líder não pode ser um inconsequente que sai falando tudo e de todos para todo mundo. Isto além de ingenuidade é prova de que não compreendeu o papel de trabalhar em equipe.

Cada qual dentro da organização têm suas responsabilidades, é claro que quanto maior teu cargo, maiores tuas responsabilidades. Um comentário de um líder ou gerente pode destruir a moral de toda a equipe e pode trazer conflitos desnecessários.

Antes de sair falando sobre tudo, reflita o que precisa comunicar. Mas não deixe de comunicar o essencial, aquilo que realmente é importante.


FUGIR DE TODO TIPO DE PRECONCEITO

Preconceito é qualquer ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado sem conhecimento abalizado, ponderação ou razão. É um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; é uma intolerância.


Numa sociedade onde fomos educados para sermos os melhores, não há como dizer que estamos livres de ser preconceituosos. Mas, é algo que deve ser evitado a qualquer custo... principalmente nos dias em que as redes sociais e a internet nos levam em segundos a informações nunca pensadas antes.


Como estamos nos comportando em nossas redes sociais? Somos o tipo de pessoa que analisa e pondera o que vai falar, ou vamos assumindo posturas que nem mesmo combinam conosco, apenas para dizer que temos uma opinião a respeito?


Nos tornar alguém melhor e ser um bom profissional, não termina por aí, somos um conjunto muito amplo de atitudes e maneiras de ser. Por isso nada mais importante que estarmos antenados sempre às nossas atitudes, e saber a hora certa de mudar de curso, quando algo não vai bem, ou não deveria ser de determinada maneira.


Nós do INATHU ajudamos você a se encontrar pessoal e profissionalmente, através dos nossos programas de desenvolvimento que trazem lógica, bom senso e informações preciosas para você continuar a progredir.


Acesse: www.inathu.com.br e entre em contato conosco para saber mais :)