CONFLITOS NOS RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS?
O relacionamento interpessoal implica em uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade.
Ter bons relacionamentos no trabalho é uma das competências mais VALORIZADAS ATUALMENTE PELAS EMPRESAS.
Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos, emoções e manter equilíbrio diante do comportamento das outras pessoas e é de elevada importância, porque vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia.
No trabalho, o relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é alcançado:
quando as pessoas conhecem a si mesmas;
quando são capazes de se colocar no lugar dos outros (demonstram empatia);
quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade);
são cordiais e têm um sentido de ética.
Mas afinal o que é um conflito?
“É o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses.” (Hampton,1990)
O conflito pode trazer algo negativo, mas também há o conflito positivo, que tira as pessoas ou uma equipe da estagnação. Ele alavanca o progresso da equipe e dos seus membros individualmente.
POR QUE O CONFLITO ACONTECE?
- Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental;
- Diferenças de personalidade/comportamento: são utilizadas como explicação para as desavenças tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, e reveladas no relacionamento diário através de algumas características indesejáveis na outra parte envolvida;
- Metas diferentes: é muito comum estabelecermos e/ou recebermos metas/objetivos a serem atingidos e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos, o que nos leva à geração de tensões em busca de seu alcance.
Para você, pode ser comum e normal ter metas estabelecidas. Mas nem todas as pessoas costumam ter metas. Acabam dando mais atenção para outros pontos de suas vidas;
- Diferenças em termos de informações e percepções: costumeiramente tendemos a obter informações e analisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referenciais, sem levar em conta que isto ocorre também com o outro lado com quem temos de conversar e/ou apresentar nossas ideias, e que este outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.
Ou seja, pontos de vistas diferentes. Para nós do INATHU, cada GNI – Grupo Natural de Inteligência - têm seus pontos de vista, sua linha de interesse, o que motiva e desmotiva. Então erra quem acha que as outras pessoas pensam ou sentem da mesma maneira que a sua.
Você sabia que existem formas usuais de administrar um conflito?
Faça uma autoanálise e veja de que forma você tem agido:
1. Identifique o conflito: muitas vezes ele pode estar evidente, com uma causa óbvia ou velado/ ou com uma causa menos óbvia;
2. Monitore o ambiente: isto lhe fornecerá um sistema de alerta prévio, tornando mais fácil lidar com o conflito de maneira rápida e eficiente antes que fique fora do controle;
3. Apure os fatos: arranje tempo para descobrir a verdadeira causa do conflito, quem está envolvido, qual é a questão principal e quais são os efeitos reais. Demonstre empatia – tente ver a situação do ponto de vista das outras pessoas;
4. Planeje sua abordagem: incentive as partes a examinarem seus interesses por trás de suas posições e tente criar um clima de diálogo, de modo que elas possam lidar com coerência e de maneira construtiva da próxima vez.
Elabore uma estratégia baseada nos resultados de sua investigação. Os Líderes devem decidir sobre o resultado que desejam atingir, lembrando sempre que, a medida que surgem novas evidências, o resultado que preferem nem sempre será possível;
5. Administrar o problema: é o processo mais difícil, que pode gerar emoções extremas.
Permaneça calmo. Não tenha pressa para responder – não reaja automaticamente.
Ouça os pontos de vista de todos os envolvidos e arranje tempo para entender todas as questões levantadas. Lembre-se que as pessoas serão muito mais abertas e honestas se sentirem que os ouvintes estão receptivos e interessados. Tenha consciência de sua linguagem falada e corporal.
Evite brigar ou fugir. A reação instintiva ao conflito é fugir, enfrentar e lutar. Nenhuma destas abordagens é construtiva;
6. Permita que todos opinem: se as pessoas estão a sua volta e o diálogo é possível, então é viável chegar a uma solução conciliatória. Lembre-se que a solução que você deseja deve atingir uma ampla variedade de objetivos;
7.Descubra o caminho a seguir: o aspecto mais importante de se administrar um conflito é encontrar um caminho aceitável a seguir. Examine todas as opções e decida o que fazer em seguida.
Você pode chegar a um acordo aceitável para ambas as partes?
Em caso negativo, que medidas precisa tomar para impedir que o conflito continue?
Certifique-se de que todos saibam a conclusão e o que se espera que cada pessoa faça.
E sempre permaneça assertivo. A fuga evita a solução do conflito e provoca a perda de respeito.
Permanecer assertivo, significa evitar ser passivo ou agressivo.
Vamos falar mais detalhadamente sobre assertividade no próximo post!
Mas o mais importante: procure conhecer o seu jeito de ser, o que pode significar um conflito para você (nem todos vêem os conflitos da mesma maneira), e como é o jeito de ser das pessoas que convivem com você.
O autoconhecimento e o conhecimento das personalidades, pode ser grandes aliados!
Siga em frente.