Posts Em Destaque

Como ser assertivo nos relacionamentos?


Você já deve ter ouvido falar sobre assertividade, não é mesmo?

No último texto comentamos sobre isso, para alcançar o equilíbrio nos relacionamentos profissionais.

Mas será que todos nós podemos alcançar essa postura?

Digamos que, ao alcançar equilíbrio diante das características positivas e negativas comportamentais de cada pessoa, é sim possível, alcançar essa postura, que demonstra amadurecimento e sensatez perante a si e perante os outros.

Quando não estamos em equilíbrio, tendemos ao extremos: sermos PASSIVOS ou AGRESSIVOS como reação a situações de conflitos.

O comportamento passivo caracteriza-se por pedidos de desculpas, linguagem corporal reservada e por aceitar sempre o ponto de vista da outra pessoa, seja esse correto ou não.

Alguns comportamentos naturais são mais suscetíveis a agir de forma mais passiva. Você já sabe qual é o seu comportamento? Como você age, sente e pensa?

Já o comportamento agressivo caracteriza-se por ser autoritário e recusar-se a ouvir um argumento lógico. Nem sempre o comportamento agressivo está ligado a um tipo de comportamento ou personalidade e sim ao amadurecimento do indivíduo. Quanto menos vivência, mais orgulho, mais melindre, maior pode ser o tamanho da reação, que pode sim, virar uma explosão.

E não estamos relacionando esses comportamentos, especificamente, a um ou outro GNI, pois teremos vários que tendem a reagir mais proximamente ao primeiro, ou ao segundo.

Uma abordagem assertiva, geralmente é o melhor meio de administrar conflitos. E ela se caracteriza por:

  • Reconhecer as opiniões e os direitos das partes.

  • Incentivar as partes a encontrar as causas do conflito e soluções para ele.

  • Tentar assegurar que opiniões e pensamentos sejam expostos de forma aberta e honesta

  • Sugerir um caminho construtivo a seguir.

**Assertividade é a arte de defender o meu espaço vital, sem recuar e sem agredir. Ser assertivo é ser pacífico sem ser passivo.

Para alcançarmos essa postura, antes de tudo, precisamos reconhecer as próprias características, se aperfeiçoar na capacidade de se relacionar no trabalho e na vida pessoal, mas também de administrar conflitos. Compreender as diferentes maneiras de ser, existentes na natureza, para identificar os pontos estressores de cada pessoa.

Você verá que seus maiores medos e problemas serão resolvidos em grande parte, pois você terá mais coragem, mais técnica para gerenciar e especialmente mais paz de espírito.

Pense nisto.

Quer conhecer seu estilo de ser?

Procure o Instituto de Evolução Humana. Nós te ajudaremos a reconhecer suas características e mostraremos como você pode se manter equilibrado diante de conflitos.

Imagem: Ihttps://i0.wp.com/www.michelliduje.com.br/wp-content/uploads/2012/07/amigavelmente.jpg?fit=202%2C202&ssl=1

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

INATHU - R. Pastor Faulhaber, 41

Bairro Velha, Blumenau/SC - CEP: 89036-166