Posts Em Destaque

A RAPIDEZ OU NÃO, DAS RESPOSTAS, CONFORME SEU GNI!


Você já parou alguma vez para pensar como é irritante o fato de não obter resposta de alguém?

Se não pensou, mas já deve ter passado ou passa diariamente, por situações onde uma resposta aguardada nunca chega, seja por mensagem, e-mail ou até pessoalmente.


Para alguns GNIs deixar de responder é algo até corriqueiro, para outros, no entanto, é como um dever, uma promessa a ser cumprida. Jeitos diferentes de ver as coisas, pontos de vistas diferenciados.


Vamos ver como funciona esta questão, conforme cada GNI.


OS GNIs – Grupos Naturais de Inteligência que costumam responder mais rapidamente a um questionamento: Fazedor, Continuador Ativo, Continuador Emocional, Intimidador, Otimista (se a resposta for positiva, se negativa pode deixar para depois ou não responder), Futurista Ativo, Disponível.


Fazedor: é o campeão da agilidade na resposta. De pronto responde, quer logo resolver a questão. Claro que tem também o lado negativo: pode não ter pensado a respeito e, portanto se precipita na resposta. Mas em geral responde rápido e com segurança.

Continuador Ativo: quer resolver as coisas e não deixar pendências, por isto responde rápido e quer a resposta pronta do outro.

Continuador Emocional: Por estar no campo/filtro límbico, acaba se sentindo culpado se não responder logo. Às vezes pode levar algumas horas para responder, mas no geral responde no mesmo dia e se possível ou entender o que se quer, logo responde.

Intimidador: Como usa muito o filtro campo/racional, tende a querer resolver logo as situações. Tem bastante facilidade para responder, inclusive para dar negativas. Sem se sentir mal por isto. Só vai deixar de responder se o interlocutor não estiver usando da lógica ou se perceber que o outro quer uma resposta pronta.

Otimista: quando a resposta é para algo prazeroso, a resposta é “imediatíssima”, está sempre “dentro”. E quanto maior a maturidade mais se compromete em responder, seja a quem for.

Futurista Ativo: o GNI Futurista Ativo (bem como o Racional) exige respostas de pronto, mas nem sempre podem responder com tanta rapidez, especialmente se não for algo de seu interesse pessoal. Mas como estão sempre movidos pela ansiedade, no geral respondem logo as questões.

Disponível: Como tem o campo/filtro ventral (ativo) em segundo plano, prefere responder rápido as questões. Até por que a maioria dos Disponíveis se preocupam se não estão devendo respostas.




Os GNIs – Grupos Naturais de Inteligência que tem mais dificuldade de responder de pronto: Futurista Racional, Neutro Racional, Neutro Emocional, Diferente, Distante.


Futurista Racional – estando no campo/filtro mental ou racional as pessoas que pertencem a este GNI normalmente precisam analisar mais detalhadamente antes de responder. A tendência é dizerem que vão responder sim, mas salvo raras exceções não respondem até por dias, ou às vezes depois de muitas horas.

Neutro Racional: aqui se trata da questão anti-conflito. Respostas que são conflituosas são demoradas a serem dadas. Ficam esperando a hora certa para responder ou passar o conflito iminente.

Neutro Emocional: Acabam fazendo mais rapidamente as atividades que exijam respostas profissionais e as respostas do campo pessoal, sempre que possível são adiadas, e adiadas.

Diferente: Como filtro ventral/ativo está em último plano ou condicionamento as respostas são, na maioria das vezes, adiadas. Vão ficando para trás. Já alguns Diferentes que usam bastante seu ego de apoio dos Fazedores, acabam engatando uma "primeira marcha" e acabam fazendo muita coisa. Ficam elétricos e respondem rápido.

Distante: Independente da situação ou do interlocutor a resposta do Distante é sempre demorada ou, nunca chega....


Enfim, agora você conhece um pouco sobre como cada um age em relação a velocidade das respostas. Tente não julgar, mas na medida do possível, se condicione a responder o mais breve possível. Mesmo que para você isto não seja algo tão importante, lembre-se que aguardar uma resposta ou ficar sem ela, pode trazer muitos transtornos e mal-entendidos. Sem falar que você pode perder muitas oportunidades. E acima de tudo, é respeitoso e delicado da na nossa parte dar respostas.


Fique ligado, responda o mais breve possível !!




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square