OS EXAGEROS PROFISSIONAIS.
Você já passou dos limites no seu trabalho? Ou alguém te falou que você tem “pegado pesado demais”?
Muitas vezes, a pessoa acaba tendo um grau elevado de autoexigência, o que faz com que exagere na dose. E isto pode trazer consequências a médio e longo prazo, fazendo com que as pessoas se afastem da gente no trabalho, ou em casos extremos, levando-nos até à uma demissão.
Mas o que seria este “exagero” na forma de ser?
Alguns GNIs são tão intensos na forma de ser e agir que acabam extrapolando, e o fazem isto, na maioria das vezes, inconscientemente:
- Na centralização: Por exemplo, os GNIs Futurista Racional e o Futurista Ativo, podem acabar centralizando tarefas, quando percebem que o que delegou, saiu errado. Ou, quando a entrega demora demais. Na próxima vez vai fazer sozinho e aí começa a acumular atividades, que na verdade, nem seriam suas.
- No excesso de cautela: Os GNIs Continuador Emocional e Continuador Ativo e algumas variações do Disponível podem ter excesso de cautela, o que pode travar processos que poderiam ser mais práticos e rápidos. Seus questionamentos, os porquês, as cismas e especialmente, quando estão enxergando aspectos negativos no processo, podem levar ao engessamento do mesmo.
- No autoritarismo: Liderar, organizar, distribuir tarefas e cobrar faz parte do processo. Mas quando exigimos dos demais que façam “no meu tempo” e “do meu jeito”, pode virar autoritarismo. Ou no jargão popular, passamos a ser “mandões”. Os GNIs da base de inteligência Ativa, como Intimidador, Continuador Ativo, Fazedor e Futurista Ativo têm mais esta tendência natural. Mas GNIs da base Racional e Emocional também podem ser um tanto “mandões”.
Então, percebeu que muitas vezes podemos estar em desiquilíbrio e nem ao menos percebemos isto?
Quando nos conhecemos de verdade, sabemos onde estão nossos pontos fortes e também onde estão nossas fragilidades.
Faz toda diferença no nosso sucesso profissional, aprender a lidar conosco mesmos, para depois lidar com os outros.
Venha se conhecer!
Commentaires