Posts Em Destaque

RELACIONAMENTOS: COMO O CONHECIMENTO INATHU MELHOROU AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS (alguns cases)

INTRODUÇÃO


Aproveitando este momento tão especial, da JORNADA DOS RELACIONAMENTOS, apresentada pelo descobridor e compilador da ferramenta INATHU, que está acontecendo todos os dias de setembro pelo Instagram, vamos falar sobre alguns “cases” verídicos de pessoas que já conhecem a descoberta INATHU, e que melhoraram seus relacionamentos, após se descobrirem de verdade (sem citar nome e cidade onde aconteceu para preservar a identidade das pessoas).

Antes de entrarmos nos cases, vamos explicar resumidamente as BNI – Bases Naturais de Inteligência, para que todos percebam as diferenças que existem entre nós.


BNI – Base Natural de Inteligência – é o campo/filtro que imprime no ser humano, atributos (potenciais e competências) únicos, distintos em seu bojo de capacidades e aptidões.

A ferramenta INATHU distingue 3 (três) tipos de BASES NATURAIS DE INTELIGÊNCIA, que são elas:

A ATIVA (também chamada de Ventral), a RACIONAL (também chamada de Mental) e a EMOCIONAL (também chamada de Límbica).


BNI ATIVA

Pessoas que pertencem a BNI ATIVA ou VENTRAL são movidas pela força de querer fazer e realizar. Precisam de movimento e afazeres o tempo todo praticamente. Usam a força ventral como mola propulsora. Estão sempre em atividade.


São características desta BNI: ter muita iniciativa, rapidez, pró atividade, praticidade, são antenados com o que está acontecendo, dinâmicos, intensos e possuem alto grau de exigência.

Como limitações interiores: não gostam de ficar parados; ter que esperar; não poder agir; falta de resposta rápida; avaliar demoradamente; ficar sem atividade; não poder concluir tarefas; lidar com falta de objetividade; ter que se envolver demasiadamente com coisas racionais ou emocionais.


BNI RACIONAL

Pessoas que pertencem a BNI RACIONAL ou MENTAL, são lógicas, usam muito o pensamento abstrato, buscam conhecimentos e saber o porquê das coisas.


São características desta BNI: buscam sempre a lógica em tudo, têm raciocínio rápido, são criadores de métodos, estrategistas racionais, analíticos, imparciais, técnicos por natureza.

Como limitações interiores terão: Não têm paciência com emoções negativas; não conseguem ficar presentes o tempo todo; tem limitações para responder algo de pronto; precisam de liberdade para fazer e ser; não poder sonhar e projetar é um grande problema para quem é racional.


BNI EMOCIONAL

Pessoas que pertencem a BNI EMOCIONAL ou LÍMBICA, são voltadas para prestarem atenção nas pessoas. Gostam de ajudar os outros e observar o estado emocional das pessoas. São totalmente voltadas para os relacionamentos e a grande maioria das pessoas que pertencem a esta BNI são mais empáticas.


São características desta BNI: estar sempre presentes e prestando atenção nos outros. Observar detalhes emocionais. São atentos, atenciosos, resilientes, prestativos, carismáticos e conquistadores de pessoas.

Como limitações interiores terão: Limitação na frieza dos demais, diante do sofrimento; ficar ressentido; dificuldade em sair da zona de ressentimentos; incapacidade de racionalizar os acontecimentos negativos; ser ignorado ou rejeitado; não ser útil para os outros; ser chamado de exagerado ou sentimental; não ser ouvido; lidar com situações ou pessoas frias.


Bom, agora você já conhece um pouco das diferentes características das bases de inteligência, então no próximo texto do Blog vamos iniciar apresentando cases que possam ilustrar para você na prática como é possível conhecer-se melhor e aos outros e melhorar os relacionamentos.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square